Yes, Nós Tínhamos Shopping!

Quem mora em Coelho Neto e nasceu depois da década de 1980, provavelmente não sabe que naquela época era possível ir passear no shopping sem sair do bairro. Certo, não era bem um shopping, mas foi o mais próximo que tivemos disso. Seu nome oficial era Centro Empresarial Estub.

Desde sua fundação em meados dos anos 1970, a Fazenda Botafogo era uma região rica em indústrias, mas com comércio e prestação de serviços quase inexistentes. Os empresários do distrito, por exemplo, queixavam-se de ter que liberar seus funcionários mais cedo para que pudessem ir ao banco receber seus salários, pois não havia agências bancárias nas proximidades. E também era preciso andar um bocado para comprar mantimentos, remédios ou artigos de papelaria — nada disso estava disponível por ali. Depois das indústrias, foram construídos os prédios residenciais, mas a situação continuou a mesma.

O panorama só mudaria graças à iniciativa do empresário e engenheiro João Ricardo Mendes. Fundador da Estub, empresa de estruturas tubulares estabelecida no distrito industrial, João havia arrematado o lote reservado para utilização comercial entre as ruas E e F (atuais ruas Omar Fontoura e Genésio Pires), e ali construiu seu ambicioso projeto: um centro empresarial com mais de 12 mil metros quadrados de área construída, 6 andares e estacionamento para mais de 100 carros.

O empresário João Mendes, fundador da Estub. Foto: Revista do Empresário, 1982.

Instalado na rua Pedro Jório, próximo à avenida Brasil, o Centro Empresarial Estub ficou pronto em 1982, com capacidade para abrigar 30 lojas e 96 salas comerciais, além de um auditório para 500 pessoas. Quem primeiro apostou no potencial do empreendimento foi a rede de supermercados Casas da Banha, que abriu ali uma loja naquele mesmo ano. E não se arrependeram: o supermercado não apenas era frequentado pelos moradores da Fazenda, como também começou a atrair a clientela do Rainha e do Paraná, os outros dois supermercados de Coelho Neto.

Fachada do Centro Empresarial Estub. Foto: Jornal O Globo, 1984.

Fachada do Centro Empresarial Estub. Foto: Jornal O Globo, 1984.

 Em seguida foram inaugurados o Restaurante Panorâmico, que funcionava na cobertura do prédio e oferecia shows ao vivo, e o banco Banerj, instalado no térreo. O centro empresarial também abriu o auditório à comunidade, permitindo a apresentação de espetáculos teatrais, discoteca e cursos gratuitos.

Entretanto, nem tudo saiu como esperado. Havia uma expectativa de que a Brasileiras (loja de departamentos) ocuparia uma parte da sobreloja, mas ela não se concretizou. Também não foram comercializados os espaços reservados para um cinema, uma lotérica, um fliperama, uma lanchonete e outra agência bancária. Apenas em 1987 o centro empresarial entraria em sua fase áurea, com a inauguração de mais um projeto de João Ricardo Mendes: as Lojas Fab’s.

“Fab’s. Preços de fábrica perto de você”, era o slogan que podia ser visto em outdoors espalhados pela região. Um letreiro luminoso, instalado no topo do centro empresarial, se acendia formando a logomarca da loja e podia ser visto a quilômetros, principalmente por quem passava pela avenida Brasil. No mesmo estilo de outras lojas de departamentos como Americanas, Brasileiras e Mesbla, a Fab’s propagandeava que seu diferencial era preços até 30% mais baratos que a concorrência. Como o país enfrentava uma crise econômica, a estratégia de Mendes era negociar melhores preços com fornecedores, principalmente pequenas confecções de jeans e malhas, que eram os principais produtos da loja. Além de vestuário, havia mais 17 departamentos, como brinquedos, discos e eletrodomésticos, somando 150 mil produtos. A Fab’s também tinha sua própria lanchonete, no mesmo padrão de redes como McDonald’s e Bob’s.

Lanchonete Fab's, que virou point da Fazenda Botafogo. Foto: Jornal do Brasil ,1987.

Lanchonete Fab’s, que virou point da Fazenda Botafogo. Foto: Jornal do Brasil ,1987.

 Contrariando as expectativas, o empreendimento se tornou um sucesso imediato no bairro. De repente, não era mais preciso ir a Madureira, ao Centro ou à zona sul para comprar roupas, ver os lançamentos musicais ou comer fast food. O local virou ponto de encontro, mudando os hábitos dos jovens da Fazenda Botafogo, e também de áreas vizinhas. Para atrair clientes de outros bairros, a loja chegou a publicar nos jornais cupons que davam desconto no mesmo valor das passagens.

Cupom de desconto das Lojas Fab's, publicado em 1989 no jornal o Globo.

Ao mesmo tempo em que a Fab’s se tornava um sucesso comercial e social, João Ricardo, agora conhecido como João Mendes, investia cada vez mais em sua carreira política. O Centro Empresarial Estub passou a abrigar uma fundação com seu nome, que oferecia cursos e assistência médica à população do bairro, e em 1990, Mendes elegeu-se deputado federal. Foi secretário de César Maia e subprefeito da Zona Norte, e depois reelegeu-se deputado por mais dois mandatos.

centro-estub-infografico

Mesmo tendo sido um caso de marketing de sucesso, a Fab’s não conseguiu sobreviver aos futuros pacotes econômicos e hiperinflação: no início da década de 1990, teve que fechar suas portas. O mesmo aconteceu com o supermercado Casas da Banha e o Restaurante Panorâmico. O Centro Empresarial continuou oferecendo alguns serviços, mas compras e fast food, novamente, só em Madureira.

Fontes: Wikipedia, Jornal do Brasil, O Globo, Revista do Empresário..

Se você possui mais informações, fotos antigas ou documentos relacionados ao bairro, pedimos que envie para coelhoneto.rj@gmail.com. O crédito será dado aos autores e colaboradores. 

10 respostas em “Yes, Nós Tínhamos Shopping!

  1. Nossa, lembro de frequentar muito a Stub quando era pequena. Lembro de ter comprado brinquedo na Fab’s no início dos anos 90. Sempre que passo pelo edifício abandonado me dá uma pena… Tanto espaço abandonado e ao mesmo tempo um público necessitando de entretenimento, lojas, comida, por ali.

  2. Fiz cursos na fundação João Mendes e minha filha desfilava pela folha de São Paulo eventos que ele patroconava era muito bom conhecia gente nova e curtia com os amigos pena que acabou.

  3. Eu era muito pequena nesta época, mas lembro perfeitamente quando minhas irmãs me pegavam pela mão e íamos lanchar na Fab’s! A Estub, depois de muito tempo desativada, volta a oferecer alguns cursos, e ainda funciona uma ótica, centro de massagem e muito mais! O triste é que a violência do bairro e o esquecimento dos políticos em infra-estrutura e segurança, não permite que nosso bairro volte a ser um bom local para se morar! Fico impressionada que em torno do bairro tem melhorias, mas nunca chegam em Coelho Neto e muito menos na Fazenda Botafogo! Triste isso… .

  4. Eu tinha 5 anos em 1989 quando já estudava no Charles Anderson… minha mãe ia me buscar e aproveitava pra comprar pão nas casas da banha… lembro que tinha uma bela banca de jornal logo em frente ao CB, na qual ficava namorando as edições de turma da monica… o local era muito movimentado e tinha pontos de taxi logo em frente… lembro do ruido dos carros passando na av brasil… lembro perfeitamente quando meus pais me levaram na Fab’s e compraram alguns discos como Elvis Presley, e nesse dia ganhei um “duro na queda” foi um dia maravilhoso! nunca me esqueci. e sempre que podia, já um pouco mais velho ia comprar sorvetes na Fab’s que custavam 1400 Crz! Nossa que nostalgia! Lembro das propagandas politicas do João Mendes e aquela “Jingle” cantada com a voz de várias crianças… eu morava na av prefeito sá lessa, ap 202.

      • Sou em quem agradece! Fiquei maravilhado ao descobrir que existia uma página na net falando da fazenda botafogo, sou muito ligado a minha infância e sempre que posso visito o local onde nasci e fui criado. tive uma infância fantástica na Fazenda Botafogo.

Comente abaixo (será publicado após aprovação):

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.